As Mulheres Sempre serão Flores em Qualquer Estação da Vida



As mulheres sempre serão flores em qualquer estação da vida!

Algumas são botões, outras estão começando a florescer.
Há aquelas que são promessas de cores esplêndidas e as que já não têm mais o viço do início da floração.
Há mulheres Margaridas, coloridas e leves.
Há as que são clássicas como as Rosas e as Palmas.
As mulheres despojadas são Flores do Campo.
As requintadas são Tulipas e as raras são Orquídeas.
As Flores-de-Maio, são resistentes, resilientes, rústicas, discretas. Dizem até que dão frutos. O que sei é que quanto mais se dividem, mais se multiplicam e florescem no outono.
Este Blog é de todas elas, porque

As mulheres sempre serão Flores em qualquer estação da vida!

Em tempo: os homens tambem são muito bem vindos!

Flor de Maio


Essas são as Mais Belas Flores desse Jardim!

As Mais Belas Flores do Meu Jardim

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Como Dominar a “Boca Nervosa”



Sabe aquela agonia, aquela vontade de "não sei o que", aquela boca nervosa...sabe?
Pois é, em termos técnicos isso se chama Ansiedade Livre. A Ansiedade Livre não tem razão aparente ou consciente e parece só sossegar quando se liga à geladeira...
Estudos recentes demonstram que pessoas ansiosas costumam comer mais e, conseqüentemente, ter mais probabilidade de engordar. Geralmente costumamos remediar a ansiedade ingerindo chocolates, biscoitos recheados, pãezinhos, etc. Isto tem uma explicação científica, já que doces e gorduras atingem regiões cerebrais ligadas ao prazer causando alívio imediato. No entanto, esse alívio é efêmero. Assim, poucos minutos depois de sossegar a sua Ansiedade Livre, voce fica desesperadamente culpada e come mais para se aliviar. E isso acaba gerando um círculo vicioso.
O Dr. Marco Antonio Tommazo diz que "identificar os causadores da ansiedade e aprender a lidar com eles é o primeiro passo". Ele nos dá algumas dicas para lidar com a famosa "BOCA NERVOSA":
 
Controlando a Boca Nervosa
Adie o impulso de comer. Ao perceber os primeiros sinais de ansiedade, dê uma caminhada.

• Enfrente essa inquietação com atividades gostosas, como telefonar para uma amiga, digitar um trabalho, ler um livro ou pintar.

• Desenvolva mecanismos anti-estresse ou atividades de relaxamento, como ioga e meditação.

• Não tenha alimentos de risco em casa, como bombons, bolachinhas, queijos gordos.

• Evite se pesar todo dia, isso traz um enorme grau de frustração.

• Fuja de mitos, respeite seu tipo físico.

• Desenvolva sua auto-estima, para sentir-se sempre bonita.

• Faça, regularmente, exercícios físicos que lhe dêem prazer.

• Aceite seus "pisões no tomate" como oportunidades de aprendizado.

• Cuidado com alimentos proibidos. Eles provocam ansiedade, tentação e culpa.

• Coma com responsabilidade.

• Planeje horários para suas refeições e seu cardápio rigorosamente.

• Não fique sem comer por mais de 3 horas. O jejum favorece os ataques de gula.

• Troque o regime por uma orientação nutricional personalizada, equilibrada e saborosa.


Tommazo lembra que essa relação entre emoção e comida não é por acaso. "Quando o bebê chora, a mãe lhe oferece o leite", lembra. Ele acrescenta ainda que é comum resolver os problemas emocionais com alimento. "As pessoas carregam essa experiência da infância e adquirem esse hábito, que não é nocivo desde que não se torne um vício", avisa Tommaso. Ele ainda acrescenta: "se um problema emocional estiver associado à obesidade e não for trabalhado, a pessoa torna-se refém dele. O inimigo invisível está ali e é muito mais forte do que se imagina. No entanto, identificado e tratado, perde força e fica bem mais fácil manter a dieta em dia".

O psicólogo também explica que é preciso saber diferenciar entre a Boca Nervosa e a Fome Física.

  • A Boca Nervosa é repentina, instantânea, vinculada a outros estímulos e pode inclusive surgir após uma refeição completa.
  • Já a fome física é lenta, gradual. "O alimento aparece como a primeira maneira de lidar com a ansiedade", afirma.
"Por meio de um trabalho psicoterápico, o indivíduo tem condições de se conhecer e encontrar outras fontes de prazer alternativas", diz o psiquiatra.

Existem alimentos que têm o poder de controlar a ansiedade e, além disso, podem ajudar a emagrecer. Observe a Tabela abaixo:



Arroz e feijão: A serotonina é uma substância que exerce grande influência no estado de humor. A nutricionista Monica Beyruti, da clínica Alfredo Halpern (SP), explica que a ingestão de alimentos que são fontes de triptofano (aminoácido precursor da serotonina) e de carboidratos favorecem a sensação de bemestar. "Uma vez no cérebro, o triptofano aumenta a produção de serotonina que é o neurotransmissor capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, relaxar e até induzir e melhorar o sono", destaca. Para facilitar a vida das pessoas que querem perder peso adotando uma dieta alimentar, mas precisam enfrentar a ansiedade, Monica oferece uma lista de alimentos valiosos. Fontes de triptofano: carnes magras, peixes, leite e iogurtes desnatados, queijos brancos e magros, nozes e leguminosas, arroz, feijão, lentilha, castanhas, abacate, soja e derivados.

Fontes de vitamina B6: também são responsáveis pela melhora do humor. Fontes de B6: frango, atum, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará, alho e sementes de gergelim", enumera. A nutricionista garante que todos esses alimentos são indicados para quem está de dieta desde que sejam consumidos com moderação. "Já o chocolate e o café devem ser evitados. Muitas pessoas acreditam que eles trazem bemestar, mas apenas aliviam momentaneamente a sensação de inquietação, e a ansiedade volta com mais intensidade", afirma. Para quem não resiste a um docinho, ela sugere "deixe preparado gelatina diet (em sabores variados) na sua geladeira, para aqueles momentos de descontrole emocional". A gelatina diet é pouco calórica e diminui a vontade de comer uma tonelada de doces.

Carboidratos: só o necessário para parar de pé
Ela lembra ainda que uma alimentação pobre em carboidratos, por vários dias, pode levar a alterações de humor e causar depressão. "O melhor caminho é optar pelo equilíbrio. Nada de menos, nem de mais", alerta a especialista. Fontes de carboidratos: pães, batatas, cereais, biscoitos, massas e arroz integrais, mel, frutas, legumes e chocolate amargo (com moderação).

 
Quando conseguimos dominar nossas emoções, torna-se bem mais fácil dominar a balança. Por isso é tão importante ter um acompanhamento de um médico e de um psicólogo.

A Medicina Tradicional Chinesa também tem dado bom resultados no controle da ansiedade. De acordo com Alice Keiko Fujiura, fundadora da Keiko's Prevenção e Saúde (SP), o que faz engordar e causar ansiedade é a energia estagnada em pontos específicos do corpo. "Os orientais consideram que a beleza vem de dentro para fora, por isso o organismo precisa estar equilibrado", diz. A Medicina Tradicional Chinesa utiliza a auto massagem para trabalhar a ansiedade, massageando por 30 segundos alguns pontos (veja fotos).


1. Pressione o polegar direito entre o indicador e o polegar esquerdo (ou viceversa). Faz circular a energia e regulariza o intestino, para diminuir a ansiedade2. Pressione a linha do mindinho na parte interna, próxima ao pulso. Acalma o coração e a mente, eliminando a angústia
3. Dobre os dedos e pressione o ponto entre o mindinho e o anular. Ajuda a deixar mais tranqüila e acalmar4. Marque dois dedos no pulso e localize o ponto da circulação e da sexualidade. Ativa a digestão e elimina ansiedade

 Aproveitem as dicas, experimentem e cotem os resultados! Bjs :)

Para Quem Ama os Animais - Outono

E não é que o Outono chegou?


Beijos :)



Cuidados com a pele no Outono




Aproveite o Outono para recuperar sua pele dos excessos do verão. Aí vão algumas dicas simples, mas eficientes:

  • No Outono a limpeza da pele é fundamental. Utilize os produtos indicados para seu tipo de pele, fazendo a limpeza antes de começar a maquiagem.
  • Nunca durma sem retirar a maquiagem.
  • O estresse é um inimigo mortal da pele bonita. Evite o estresse, repensando seu dia, organizando seus projetos e gerenciando bem sua agenda, a fim de sobre mais tempo para voce.
  • Exercícios são ótimos para a pele, ajudam a limpar os poros, combatendo a acne e ajudando na remoção das toxinas. Os exercícios também aumentam a produção de colágeno, o que ajuda no combate às rugas.
  • A alimentação correta também contribui para uma pele mais bonita. Utilize muitas frutas, verduras e legumes. Elimine completamente os alimentos gordurosos, frituras, carnes e doces.
  • E por fim, lembre-se que o sono é um dos melhores e mais importantes cosméticos para uma pele sempre bonita.
Beijos